Tacho Jamie Oliver Quick & Easy 24 cmPara cozinhar diariamente com toda a simplicidade
Cozinhe facilmente todos os dias com este tacho em aço inoxidável. As pegas em aço inoxidável são rebitadas com silicone para uma utilização confortável e segura.
Torne a preparação diária de refeições mais agradável com esta gama em aço inoxidável segura e fácil de utilizar!
Cozinhe facilmente todos os dias com este tacho em aço inoxidável. As pegas em aço inoxidável são rebitadas com silicone para uma utilização confortável e segura. Concebida por Jamie Oliver: "Estas são as frigideiras que uso diariamente – são duradouras, de excelente qualidade e oferecem sempre resultados brilhantes. É por isso que trabalho com a Tefal há quase duas décadas. Queremos que cada vez mais pessoas possam cozinhar refeições deliciosas e nutritivas em casa."
Dados essenciais
Aço inoxidável elegante
O aço inoxidável é elegante e perfeito, do fogão à mesa, porque é tão bom para cozinhar quanto parece. Além de ser antiaderente, o tacho é muito duradouro, resiste aos choque e torna a preparação de refeições ainda mais agradável
Pega confortável e que se mantém fria
A pega em silicone é confortável, segura e mantém-se fria
Compatível com todos os tipos de fogão, incluindo indução
A tecnologia Thermo-fusion™ integral cria um calor uniforme para cozinhar de forma mais eficiente
Indicador de medição no interior do tacho
O indicador de medição no interior do tacho é bastante útil para fazer molhos, sopas e estofados
Tampa prática para escorrer líquidos
Com os orifícios integrados na tampa e os bicos, é muito fácil escorrer os líquidos
Apenas frigideiras ou caçarolas da gama Ingenio podem ser utilizadas no forno, graças aos seus cabos amovíveis (certifique-se de que o cabo amovível foi removido). Nunca deve utilizar utensílios TEFAL num forno micro-ondas ou num forno de conveção.
Frigideiras: entre 140 °C e 195 °C Caçarolas para crepes: entre 165 °C e 240 °C Esta é a temperatura ideal para fritar e selar alimentos. Esta indicação ajuda-o a cozinhar de forma mais saudável e à temperatura ideal.
• Utilize utensílios de plástico ou de madeira. Com algumas gamas, pode utilizar determinados utensílios de metal, à exceção de facas e varas de arame (consulte as recomendações de utilização indicadas na embalagem ou nas instruções incluídas com o produto). • Evite cortar diretamente nas frigideiras. • Não risque a superfície antiaderente. É normal aparecerem pequenas marcas ou um ligeiro desgaste na superfície, mas tal não afetará o bom desempenho do equipamento de cozinha. • Após cozinhar, não deixe que os líquidos se evaporem totalmente das frigideiras, nem deixe frigideiras vazias sobre um bico de fogão aceso. • Selecione sempre o tamanho de bico de fogão correto ou ajuste a chama para que apenas toque no fundo da frigideira e não nos lados. • Nunca deixe as frigideiras sem supervisão enquanto cozinha. • Deixe que as frigideiras arrefeçam antes de proceder à respetiva limpeza. • Lave a frigideira em água quente e detergente para remover pó. Seque-a e esfregue um pouco de óleo de cozinha no revestimento antiaderente antes de utilizá-la pela primeira vez. Remova todo o excesso de óleo. • Lave e seque o seu equipamento de cozinha após cada utilização.
Uma frigideira fica deformada se submetida a choque térmico (uma frigideira vazia sobreaquecida, uma frigideira quente em contacto com água fria ou colocada sobre uma superfície fria, etc.). Antes de limpar a frigideira, deixe-a arrefecer a temperatura ambiente. Uma frigideira deformada não oferecerá bons resultados de confeção.
Deve consultar as recomendações de utilização indicadas na embalagem ou nas instruções incluídas com o produto.
Consoante a gama, é possível utilizar a maioria dos utensílios de metal, à exceção de facas, garfos e varas. Contudo, deve sempre haver algum cuidado quando se utiliza um utensílio de metal. Evite utilizar utensílios afiados e evitar cortar diretamente na frigideira. Não corte nem risque a superfície antiaderente.
Contudo, para aumentar a vida útil das suas frigideiras e caçarolas, recomendamos vivamente que não utilize metal. Opte por plástico ou madeira.
Não. Cozinhar a alta temperatura não resulta numa diminuição significativa do tempo de cozedura e não contribui certamente para a qualidade dos alimentos, pelo que é vivamente recomendado que cozinhe a temperaturas médias. Outro motivo para esta recomendação é que cozinhar a altas temperatuas pode danificar o revestimento antiaderente.
Deve utilizar uma pequena quantidade de óleo ao fritar ou grelhar, de modo a aumentar a vida útil do revestimento. Não necessita de óleo para ferver ou estufar.
• O sobreaquecimento pode causar manchas castanhas ou azuis. • As películas alimentares, se não forem removidas, podem provocar descoloração na panela quando esta for reaquecida. • Grandes quantidades de ferro na água podem fazer com que a sua panela fique enferrujada.
Frigideira antiaderente: Os utensílios antiaderentes TEFAL foram especialmente concebidos para que os alimentos não colem. Contudo, a frigideira ou caçarola tem de ser objeto de manutenção adequada. Para tal, cumpra as seguintes sugestões: unte ligeiramente a frigideira/caçarola antes da primeira utilização e depois lave-a e seque-a; repita o processo periodicamente caso pretenda lavar a frigideira/caçarola regularmente na máquina de lavar louça. Também é necessário evitar o sobreaquecimento e riscos, especialmente devido à utilização de acessórios de metal (espátulas, conchas) e/ou devido à limpeza com um esfregão.
Frigideira cerâmica: As propriedades antiaderentes do revestimento de cerâmica são muito mais limitadas, tanto em termos de desempenho como de duração, do que as do revestimento (PTFE) clássico. Recomendamos que cozinhe com mais gordura bem como uma lavagem mais vigorosa com um pouco mais de detergente. Caso existam depósitos de alimentos, recomendamos que deixe o seu equipamento de cozinha mergulhado em água com detergente, possivelmente com um pouco de vinagre de vinho branco. Ao longo do tempo, a base de cerâmica ficará manchada sem que seja possível remover as marcas. Tal não afetará o desempenho do equipamento de cozinha de qualquer forma e não constitui qualquer perigo para a saúde.
Utensílios de cozinha em aço inoxidável: Uma panela pré-aquecida e chamas baixas são fundamentais para a cozedura em aço inoxidável sem aderência. Pré-aqueça a panela em lume baixo ou médio durante um a dois minutos. Pode testar para ver se a sua panela está pronta, deixando cair algumas gotas de água na panela e ver se a água salta. Depois de pré-aquecida, deite 2 a 3 colheres de chá de óleo ou o suficiente para cobrir o fundo da superfície de cozedura. Antes de adicionar os alimentos, é melhor secá-la de qualquer humidade e deixá-la atingir a temperatura ambiente. Ao adicionar alimentos, certifique-se de que existe um som uniforme quando a comida tocar na panela. Isto indica que os seus alimentos estão a cozinhar em contacto e a criar uma barreira natural para evitar a aderência. Deixe os alimentos cozinharem sem interferir até atingirem a cozedura pretendida. Os açúcares naturais dos seus alimentos caramelizam na superfície cozida, desenvolvendo ótimos sabores e levantando os alimentos da superfície de cozedura naturalmente. Se o som que os alimentos fazem no contacto inicial com a panela for mais crepitante do que um zumbido, o seu calor é demasiado alto e pode ocorrer aderência. NUNCA UTILIZE sprays de cozinha antiaderentes.
Esta descoloração é uma reação normal ao aço inoxidável e ao calor. É muito simples e fácil de limpar. Utilize um produto de limpeza de aço inoxidável/cobre ou basta deitar um pouco de sumo de limão ou vinagre na panela e limpá-la com papel de cozinha ou um pano.
Feitas em aço inoxidável espesso, as pegas conduzem o calor muito lentamente. No entanto, as pegas laterais podem aquecer mais rápido do que as pegas compridas, uma vez que estão perto do corpo da panela. Por isso, certifique-se sempre de que o elemento em que está a cozinhar não excede o tamanho da panela. O tempo gasto sob a fonte de calor e a regulação da temperatura também determinam quanto tempo as pegas permanecerão frias ao toque. As pegas de aço inoxidável fixadas às tampas aquecem mais rapidamente do que as pegas laterais. Para a utilização do forno, todas as pegas ficarão definitivamente quentes. É aconselhável utilizar luvas de forno quando manusear as pegas quentes para evitar queimar as mãos.
Sim. Para evitar a formação de pequenos pontos ou orifícios brancos, leve os líquidos a ferver antes de adicionar sal e, em seguida, mexa bem. Ou então, adicione sal depois de os alimentos começarem a cozinhar. O desgaste não interfere com o desempenho da cozedura, mas pode diminuir a beleza do aço inoxidável.
Esta película branca deve-se à presença de minerais na água ou ao amido libertado por certos alimentos durante o processo de cozedura. Utilize um produto de limpeza de aço inoxidável/cobre ou basta deitar um pouco de sumo de limão ou vinagre na panela e limpá-la com papel de cozinha ou um pano.
É possível os utensílios de aço inoxidável ficarem riscados, especialmente quando se utilizam utensílios metálicos. No entanto, os riscos não afetam o desempenho dos utensílios de cozinha. Sugerimos a utilização de utensílios de madeira ou de plástico durante a cozedura. Recomendamos que não utilize um esmagador de batatas diretamente na panela. Adicione sal à água apenas depois de ferver. Quando os grãos de sal são depositados no aço quando frios, atacam o aço à medida que o calor os faz derreter. Também sugerimos que os limpe com um produto de limpeza de aço inoxidável/cobre pelo menos uma vez por mês para manter os seus utensílios brilhantes e reluzentes.
Frigideira antiaderente: É suficiente uma limpeza manual com água e detergente. Deve limpar a frigideira após cada utilização por forma a remover a película de gordura que pode permanecer na superfície. Se apenas limpar a frigideira com papel de cozinha ou a passar por água, a película não será totalmente removida e a mesma pode cozinhar na próxima vez que utilizar a frigideira, causando o aparecimento de manchas. As frigideiras antiaderentes nunca devem ser limpas com detergentes abrasivos em pó ou esfregões. Uma esponja de nylon é ideal para o interior e para o exterior da frigideira.
Frigideira cerâmica: Recomendamos a limpeza manual da frigideira cerâmica, com água e um detergente suave. Desta forma, a limpeza é mais eficaz. Se a frigideira não ficar suficientemente limpa durante a lavagem normal, pode acrescentar umas gotas de vinagre e água na frigideira e aquecê-la. A mistura água / vinagre limpará totalmente a frigideira. De seguida, enxaguar bem a frigideira, secar e untar, por exemplo, com um pouco de óleo de girassol. A sua frigideira ficará como nova. Se a base da frigideira continuar suja, pode, em primeiro lugar, passar a frigideira por água quente e um detergente desengordurante adequado. A seguir, se necessário, pode limpar a frigideira com uma esponja e um detergente líquido abrasivo.
Frigideira anodizada dura: Para prolongar a vida da sua frigideira, recomendamos a lavagem à mão com uma esponja não abrasiva. Um revestimento exterior protege os seus utensílios de cozinha das consequências prejudiciais da lavagem na máquina de lavar loiça. Por isso, é extremamente importante não danificar este revestimento e recomendamos que evite a utilização de esfregões (Scotch Brite). Em caso de utilização da máquina de lavar loiça, é preferível a utilização de detergentes macios, como líquido ou gel. Além disso, não é recomendável uma utilização muito intensiva da máquina de lavar loiça. A lavagem à mão sem esfregões aumenta a vida útil dos seus utensílios de cozinha.
Utensílios de cozinha em aço inoxidável: Para a limpeza diária, água quente com sabão é suficiente. Recomendamos que limpe bem a panela após cada utilização, uma vez que as películas de alimentos deixadas na panela podem causar descoloração e aderência. Para eliminar alimentos grudados, descoloração e manchas devido à utilização de demasiado calor, recomendamos que limpe com um produto de limpeza de aço/cobre inoxidável. Este pode ser utilizado tanto no interior, como no exterior. Se a sua água tiver um alto teor de ferro, poderá notar uma descoloração enferrujada. Utilize um produto de limpeza de aço inoxidável/cobre para a remover.
Algumas peças podem colocar-se na máquina de lavar loiça e outras não.
Compatibilidade com a máquina de lavar loiça:
Peça de frigideira/panela: Para prolongar a vida útil do seu produto, recomendamos apenas a lavagem à mão. No caso de utilização na máquina de lavar loiça, é preferível utilizar detergentes suaves como líquido, gel ou pó, e não pastilhas ou saquetas. Algumas peças podem ficar desbotadas e descoloridas devido à ação de detergentes corrosivos. A nossa garantia não cobre este tipo de desgaste.
Pega especial (tais como madeira ou pegas amovíveis como Ingenio): NÃO, apenas lavagem à mão, recomendada com uma esponja não abrasiva.
Tampa de cozedura (excluindo pega de tipos magnéticos): SIM.
Pegas de tampas desmontáveis de tipos magnéticos: NÃO, pode causar ferrugem.
Tampa vedante de armazenagem: NÃO, pode causar deformação.
Para prolongar a vida útil da panela, recomendamos a lavagem à mão com uma esponja não abrasiva. Para utilização na máquina de lavar loiça, é preferível utilizar detergentes suaves, tais como um líquido ou gel.
Para remover as manchas de alimentos queimadas dos utensílios de cozinha de aço inoxidável, coloque água fria no utensílio e deixe ferver a água. Deixe a água arrefecer antes de lavar. Pode utilizar um bom produto para completar a limpeza. Não é recomendada a utilização de palha de aço, de uma escova de aço ou de um produto de limpeza abrasivo na superfície polida.
Os cabos e as pegas podem ficar soltos com o tempo devido ao contínuo aquecimento e arrefecimento do ponto de fixação. Se isto acontecer, aperte novamente com cuidado utilizando uma chave de parafusos adequada, mas não aperte em demasia.
• Pode ter-se formado uma acumulação de depósitos/resíduos de alimentos na frigideira que pode ter resultado do facto de determinados alimentos terem cozinhado durante demasiado tempo na frigideira. Estes depósitos/resíduos podem ser normalmente limpos enchendo a frigideira com água e detergente, deixando atuar durante a noite. Em seguida, utilize uma pasta de bicarbonato de sódio e água, esfregando suavemente a frigideira com uma esponja não abrasiva (um esfregão para louça antiaderente). O revestimento antiaderente deve então voltar a ser untado com um pouco de óleo de cozinha utilizando papel de cozinha. • A frigideira pode ter sobreaquecido danificando e descolorando o revestimento antiaderente. Se as frigideiras sobreaquecerem com regularidade, tal levará a um enfraquecimento do revestimento antiaderente. O Thermo-Spot vermelho nas frigideiras Tefal é um indicador de calor que lhe permite saber quando a frigideira atingiu a temperatura ideal para cozinhar. Quando o ponto ficar totalmente vermelho, reduza a intensidade do calor para manter a temperatura. Não continue a aquecer a frigideira com uma intensidade de calor elevada pois tal resultará no sobreaquecimento da frigideira e da superfície antiaderente. • Caso lave o equipamento numa máquina de lavar louça, após cada utilização, revista o interior antiaderente com óleo de cozinha para impedir que o revestimento antiaderente seque e garantir o melhor desempenho antiaderente.
• A frigideira foi utilizada com uma fonte de calor demasiado intensa ou com a fonte de calor errada para a frigideira, o que fez com que a base da mesma ficasse distorcida e deformada. • Além disso, nunca coloque água numa frigideira quente, nem mergulhe um equipamento de cozinha quente em água fria. As mudanças de temperatura repentinas podem deformar o metal e fazer com que a base dos equipamentos de cozinha fique irregular.
Tenha cuidado ao colocar frigideiras em fogões a gás, uma vez que o número de pés de apoio varia e as frigideiras mais pequenas especialmente podem necessitar de um tripé, que a maioria dos fabricantes de fogões a gás fornece com o fogão ou que pode ser adquirido separadamente.
A força excessiva na parte exterior de fritadeiras ou panelas de alumínio decorrentes de, por exemplo, queda ou pancada podem resultar em deformações nas panelas. (a panela/fritadeira não ficará deformada em resultado do calor da cozedura)
NÃO. Os artigos de cozinha com revestimento antiaderente TEFAL/T-fal não contêm PFOA. Este facto é regularmente confirmado por laboratórios independentes, que verificam a ausência de PFOA nos produtos acabados. Desde 2003, laboratórios independentes de muitos países procedem a ensaios regulares (Aromalyse e Ianesco na França, TüvSud em Hong Kong e SGS na China). Estes ensaios comprovaram sistematicamente a ausência de PFOA em produtos com revestimento antiaderente Tefal/T-fal.
O desgaste do revestimento antiaderente em condições normais de uso doméstico é muito raro. Uma utilização e uma manutenção cuidadas permitem um melhor desempenho ao longo do tempo. A maioria dos casos de desgaste do revestimento antiaderente demonstram indícios de sobreaquecimento, riscos e/ou limpeza abrasiva.
A Tefal/T-fal, tendo assumido um compromisso relativamente à Qualidade, criou um conjunto de informações sobre ecologia com o título "Saúde e Ambiente", nos seus produtos antiaderentes Tefal/T-fal. O compromisso garante a ausência de PFOA, chumbo e cádmio nos revestimentos dos produtos da Tefal/T-fal e a inocuidade dos produtos antiaderentes em relação ao ambiente e ao consumidor. Estas informações ecológicas são baseadas na realização de análises regulares por laboratórios independentes em muitos países (INERIS em França, ASAHI GLASS FLUOROPOLYMERS no Reino Unido, Laboratórios FABES na Alemanha, Laboratórios MB no Canadá e SGS na China). É possível obter mais informações sobre este compromisso no website da marca Tefal/T-fal, bem como nas embalagens dos artigos de cozinha com revestimento antiaderente da Tefal/T-fal.
Existe muita confusão relativamente aos revestimentos antiaderentes, por vezes relacionada com o PFOA. Contudo, os revestimentos antiaderentes Tefal/T-fal são feitos de PTFE, a abreviatura do nome científico politetrafluoretileno, e a inocuidade deste material é reconhecida por agências de saúde pública da Europa e dos Estados Unidos. O PFOA e o PTFE são dois elementos completamente diferentes. Em suma, os equipamentos de cozinha com revestimentos antiaderentes Tefal/T-fal são feitos de PTFE e não contêm PFOA. Além disso, há mais de 20 anos, a Tefal/T-fal comprometeu-se com a não utilização de chumbo e cádmio em todos os seus equipamentos de cozinha como garantia da inocuidade de todos os seus produtos.
"PFOA" é a abreviatura inglesa de ácido perfluorooctanóico. Nos seus produtos acabados, o compromisso da Tefal/T-fal é assegurar a ausência de PFOA, chumbo e cádmio e a inocuidade dos seus produtos com revestimento antiaderente Tefal/T-fal, tanto para o ambiente, como para o consumidor.
Os revestimentos antiaderentes e o esmalte dos nossos equipamentos de cozinha Tefal/T-fal não contêm cádmio nem chumbo. Todos os nossos equipamentos de cozinha são concebidos e fabricados sem chumbo nem cádmio há mais de 20 anos. Pode encontrar esta informação sobre aspetos ecológicos na embalagem de todos os nossos produtos com revestimento antiaderente Tefal/T-fal.
O revestimento antiaderente Tefal/T-fal é um revestimento técnico feito de um polímero chamado politetrafluoretileno = PTFE. É o PTFE que confere ao equipamento de cozinha as propriedades antiaderentes. As autoridades de saúde pública da Europa e dos Estados Unidos (ANSES, EFSA, FDA) demonstraram que o PTFE é uma substância inerte que não causa uma reação química com os alimentos, com a água ou com produtos domésticos de limpeza. É totalmente inócuo em caso de ingestão. Estas autoridades de saúde pública confirmaram a inocuidade dos revestimentos antiaderentes de PTFE em equipamentos de cozinha. Na verdade, o PTFE é tão seguro que é frequentemente utilizado na área da medicina em pacemakers cardíacos e no intestino delgado para revestimento de substitutos de artérias. É utilizado para procedimentos cirúrgicos para benefício de pacientes com doenças renais graves. Por fim, algumas próteses de articulações são parcialmente revestidas com PTFE.
A forma rápida de verificar se as suas frigideiras servem para uma placa de indução é realizando o teste do íman com as frigideiras. É fácil, se o íman aderir à base das frigideiras, significa que as mesmas são adequadas para uma placa de indução comercial.
É difícil indicar um número de anos porque a vida útil pode divergir dependendo das condições de utilização e da frequência de utilização. Deve proteger de temperaturas elevadas desnecessárias e impedir o aquecimento sem água no seu interior, para aumentar a vida útil. É suficiente um aquecimento médio a baixo. Não armazene comida cozinhada durante um longo período de tempo (um dia ou mais).